BRASIL DIVERSÃO ENTRETENIMENTO ENTRETENIMENTO e CULTURA EUA MUNDO OUTRAS

Trio italiano Il Volo encerra turnê pelas Américas

Foto: Il Volo Music

O trio italiano Il Volo, formado pelos tenores Piero Barone e Ignazio Boschetto, e pelo barítono Gianluca Ginoble, encerrou no dia 30 de setembro, no Chile, a sua turnê Noite Mágica – Um tributo aos Três Tenores – pelas Américas. A turnê foi uma homenagem aos tenores: Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e José Carreras.

O CD e o DVD, que levam o mesmo nome do show, foram gravados em 2016, pelos jovens cantores e o consagrado tenor espanhol Plácido Domingo. Na ocasião, ambos fizeram uma belíssima apresentação em Florença, na Itália, para o deleite do público.

Gianluca, Ignazio e Piero com Plácido Domingo

Temporada de shows

A temporada de shows do Il Volo nas Américas teve início nos Estados Unidos em março deste ano, na cidade de Nova York, quando o trio se apresentou no Radio City Music Hall. Depois, os rapazes fizeram uma turnê até abril pelo país e passaram por cidades como: Washington, Detroit, Chicago, Los Angeles, Las Vegas, Miami e outras.

Il Volo em frente ao Radio City Music Hall, em Nova York – Foto: FC Il Volo Brasil

Após se apresentar nos Estados Unidos, o grupo seguiu com a turnê pela Itália, e veio para a América Latina no início de setembro, para dar continuidade aos shows. O grupo começou com as apresentações pelo México e seguiu pela República Dominicana, Panamá, Equador, Brasil, Argentina e Chile. No Brasil, o trio se apresentou em Curitiba e São Paulo. Depois, foi para a Argentina, apresentar um único show em Buenos Aires, e voltou ao Brasil – para mostrar todo o seu talento às fãs do Rio de Janeiro. O último destino da turnê nas Américas em 2017 foi a cidade de Santiago, no Chile.

Os espetáculos estavam lotados em todas as cidades em que o trio se apresentou. Eram pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos.

Os próximos show do grupo serão na Ucrânia, no final de outubro, e no Japão, em novembro e dezembro deste ano.

Ignazio Boschetto durante o show em São Paulo – Foto: Alethéa Mantovani

 

A admiração do público

Selfie de Piero com o público do show em São Paulo/ Foto: Il Volo Mundial

O show deste ano foi, mais uma vez, marcado pela simpatia e bom humor de Piero, Gianluca e Ignazio. Além de encantarem o público com uma belíssima apresentação de ópera pop – mais ópera que pop, nesta edição – os jovens do Il Volo impressionaram a platéia ao demonstrar toda a potência de suas vozes.

As brincadeiras com os fãs deram o tom divertido ao espetáculo, quando os rapazes se esforçaram para falar o Português e, ao mesmo tempo, interagir com o público. Ao término do espetáculo em São Paulo, ambos fizeram uma selfie com toda a platéia – o que levou os fãs ao delírio.

Selfie com a plateia do show em São Paulo – Foto. Il Volo Mundial

A analista financeira Martha Contier disse que gostou bastante do show deste ano em São Paulo. Ela já havia ido com os pais a outra apresentação deles, em 2013, quando na ocasião o espetáculo era o “Il Mondo”. “Eu adorei o show! Eles são incríveis! Fico impressionada com a voz dos três!” – diz Martha. Além disso, ela afirma que acha ambos muito simpáticos, cada um com a sua personalidade. “Gosto muito do jeito classudo do Gianluca, que é garotão e bastante moderno” – comenta.

Martha Contier

 

Gianluca Ginoble – SG photography

O grupo também deixou muitas fãs suspirando em outras partes do mundo. No México, por exemplo, onde o trio se apresentou antes de vir ao Brasil, o público compareceu em grande número para ver o talento dos jovens cantores.

A estudante mexicana de Engenharia de Sistemas Ambientais, Danna Aguilar, que esteve no show do Il Volo na Cidade do México, disse ao Canal Perguntas que este momento foi incrível para ela. E isso, em todas as etapas – desde a compra dos ingressos, até o momento da entrada dos três jovens no palco. “A melhor parte foi quando o show começou e eles apareceram. Nesta hora eu não podia acreditar que estava vendo-os ali! Eu sabia que estas seriam as melhores horas da minha vida!” – afirma a estudante. Ela diz que adora o trio porque eles são fantásticos, têm visão do que fazem e possuem uma voz extraordinária. Além disso, relata que quando os escuta, tem uma sensação de felicidade e assim, pode continuar o seu dia. “Escutar estes grandes meninos me ajudou a sair dos piores momentos em que eu me encontrava!” – conta Danna.

Danna Aguilar, momentos antes do concerto na Cidade do México

A dona de casa americana Daniela Galati, que assistiu ao show do grupo na cidade de Detroit, Estados Unidos, disse ao Canal Perguntas que o  concerto foi realmente maravilhoso. “Toda vez que vou assisti-los, eles estão melhores, se superam! Eles simplesmente sabem fazer um show maravilhoso!”- conta. Ela afirma que ama o trio, porque eles são diferentes de tudo o que ela já ouviu. “A música deles é simplesmente fenomenal e suas vozes são como a de anjos cantando!” – diz Daniela. Ela comenta ainda que ficou encantada com o modo como os três rapazes tratam o público que os admira. “Eles são os caras mais gentis e generosos que eu já vi! Eles foram criados por família maravilhosa, imagino!”- conta a americana.

Il Volo con Daniela Galati em Detroit

O Chile foi o palco do último show do Il Volo nas Américas, realizado no dia 30 de setembro. Segundo a empresária do setor de turismo Gilda Serrano, que compareceu com a irmã Jeanette Serrano ao show em Santiago, o concerto foi excelente. Para ela, estar com os jovens do trio foi um momento muito especial. “Estas vozes e o encanto que eles têm é algo extraordinário! Realizei um sonho!” – conta. Foi a primeira vez que a empresária esteve em uma apresentação do grupo. Porém, de tanto que gostou, ela pretende ir novamente em 2018.

Gilda Serrano (à direita) com a sua irmã Jeanette Serrano, momentos antes do show no Chile

A trajetória

Piero, Gianluca e Ignazio em início de carreira – Foto: Cultura Biografie Online

Em 2009, Piero, Gianluca e Ignazio participaram individualmente de um concurso de talentos da RAI 1, o “Ti Lascio Una Canzone”. Na ocasião, eles tinham aproximadamente 15 anos de idade e Giancluca foi o vencedor. Com o final do programa, eles chamaram a atenção do público mundial e também do diretor Roberto Sensi, que resolveu juntar os três talentos. O produtor executivo Michele Torpedine, que é um dos responsáveis por construir a carreira de Andrea Bocelli, Zucchero e outros cantores famosos, resolveu lançá-los na carreira internacional. E o sucesso veio rapidamente, tanto, que os três jovens foram os primeiros artistas italianos a serem contratados pela gravadora Geffen Records, nos Estados Unidos.

O primeiro CD do trio foi chamado “Il Volo” e ficou entre os mais vendidos em diversos países, além de render ao grupo uma posição no Top Ten da Billboard e garantir um disco de platina na Itália.

Logo em 2010, o grupo foi convidado por Quincy Jones para cantar na gravação da música “We Are The World para o Haití”, com mais 80 artistas internacionais, como: Celine Dion, Bono Vox, Lady Gaga e outros.

Em 2011, o grupo obteve duas indicações para o Grammy Latino, pelo CD “Edição Especial de Natal”. E isso marcou o início de sua primeira turnê internacional e do lançamento do primeiro programa especial de televisão em homenagem ao trio.

Já no ano seguinte, Barbra Streisand convida o Il Volo a acompanhar a sua turnê “Back to Brooklyn”, e nesta ocasião, o grupo se apresentou com a cantora e atriz nos Estados Unidos e Canadá. Em seguida, o CD “We Are Love” foi lançado com participações de Plácido Domingo y Eros Ramazzotti, e mais tarde, ganhou reedições.

Em 2014, o grupo foi anunciado como concorrente do Festival de Sanremo. Já em 2015, o grupo foi o vencedor, com a canção Grande Amore. Ainda neste ano, o Il Volo recebe o prêmio Latin Billboard Award 2014, como melhor artista do ano, na categoria duo ou grupo.

Durante o mesmo ano, a crítica musical se mostrou a favor do trio, e eles ganharam da imprensa internacional o prêmio Marcel Besançon Award 2015.

Os jovens cantores se tornaram embaixadores da UNICEF e, recentemente, foram nomeados promotores de una iniciativa organizada com a entidade Cáritas – que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento dos menos favorecidos.

Próximo álbum

O Il Volo está se preparando para a gravação de um novo álbum, que promete ser totalmente pop, algo nunca visto antes. O grupo está reunido em Miami, com o renomado produtor Emilio Estefan, para começar a desenvolver o novo projeto.

De acordo com a última coletiva de imprensa realizada na Itália, em maio, Piero Barone afirma que o novo disco será algo inédito. “Nós faremos coisas que vocês nunca escutaram!”- diz Piero. Segundo ele, o grupo deve gravar o novo disco pop latino em dezembro deste ano.

Il Volo com o produtor Emilio Estefan – Foto: Il Volo Mundial

 

 

Alethéa Mantovani é jornalista e pedagoga. Trabalha com jornalismo impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Adora escrever sobre comportamento, educação, moda, turismo e temas da atualidade.

Canal Perguntas no YouTube

Anúncios

RECEBA NOVIDADES

Facebook