EUA MUNDO NOTÍCIAS

Por quê os furacões acontecem e suas diferenças de outros fenômenos

O furacão é a massa de ar quente que se move das regiões equatoriais quentes em direção as regiões polares frias, é uma forma de haver equilíbrio atmosférico, no inverno acontecem em forma tempestades de ventos ou de neve nas regiões geladas e no verão em forma de furacões, conta Phill Klotzbatch metereologista da Universidade do Colorado.

Ciclone tropical é o termo usado para o grupo que inclui: furacões, tufões e ciclones , se diferenciam por localização geográfica e sua intensidade. O ciclone será um furacão quando ocorrer sobre as águas do Atlântico, Caribe e nordeste do Pacífico. Por outro lado se ocorrer no oeste do Pacífico e no sudeste do Oceano Índico, será um tufão. Será dado o nome genérico de ciclone, quando se desenvolver em outras partes do Oceano Índico e Pacífico. O mapa abaixo mostra ilustra a explicação.

No estágio inicial é uma depressão tropical que pode chegar a 50 km por hora, quando ultrapassar essa velocidade e atingir 119 KM por hora será uma furacão.

Furacão , tufão, ciclone tropical são todos a mesma coisa o que diferencia é o nome conforme o lugar que está localizado. No furacão Irma, por exemplo, que está passando pela Flórida, ontem (06) a velocidade do vento era 185 milhas por hora , que é  297,72 Km por hora, ou seja , de escala 5 e por isso a preocupação tão grande na Flórida. A ilustração abaixo explica as velocidades e suas categorias.

Diferente dos fenômenos acima é o tornado, são frequentes nos Estados Unidos, podem passar de 500 por ano, mas de pequenas proporções e poucos estragos.

Tornado, é o choque entre duas correntes e a rotação do ar , quando o ar frio avança em direção a uma massa de ar quente e desse encontro vai se compactando até formar um funil, quando esse funil se forma na terra é chamado de tornado, na água é chamado de tromba d’água, em sua capacidade máxima pode chegar a 500 km por hora, no geral,  é pequeno não passa de 1 km de diâmetro e chega a 100 Km de distância.

Uma estação meteorológica consegue estimar a velocidade dos ventos, no entanto, se não houver nada disso, pode ser medido pelos níveis dos estragos que ele provocou através da escala abaixo, sendo que F0 é o mais calmo e o F5 mais devastador.

Embora todos esses fenômenos gerem muito pânico eles são comuns e em geral de pequenas proporções.

Fonte: UsaToday / Climatempo / OECO

Sólida experiência no segmento têxtil e automotivo, nas linhas de fios, peças, tecidos e aço, atuando há 8 anos na área de compras com vivência em empresas de médio e grande porte.

Canal Perguntas no YouTube

Anúncios

RECEBA NOVIDADES

Facebook