BRASIL CURIOSIDADES MUNDO NOTÍCIAS

Como surgiu o Papai Noel?

Historiadomundo

A imagem do Papai Noel como o bom velhinho, foi um misto de tradições de populações bárbaras que chegaram na Europa após a desintegração do Império Romano, e, esse misto de culturas de religiões pagãs, foram incorporadas a religião cristã.

O início da lenda foi com “ Velho Inverno”, um homem velho, que no inverno rigoroso da Europa, contava-se que batia na porta das pessoas pedindo comida, quem o atendesse com generosidade de comida e água, passaria um inverno sem sofrimento e falta de comida.

Muitas décadas depois, outra figura surgiu e fez parte da composição do atual Papai Noel,  São Nicolau, que foi reconhecido pela igreja como santo anos depois, era um monge turco que viveu no século IV, de família rica, herdou muito dinheiro mas não reteve nada consigo, dentre muitas histórias de ajuda ao próxima, a mais contada é a de uma garota que seria vendida pelo pai por não ter o dinheiro do dote, São Nicolau jogou um saco de moedas de ouro e desta forma a família pode fazer o casamento da garota.

Após a igreja o reconhecer como santo, São Nicolau, na liturgia era comemorada em 6 de dezembro, que passou a ser associada ao Natal .

No entanto, a data que foi mais difundida e é  comemorada até hoje, é 25 de dezembro, os romanos aproveitaram a festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti , que quer dizer nascimento do sol invencível, era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma, onde as comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, onde o dia era mais curto e acontecia entre 22 e 25 de dezembro.

Os Romanos aproveitaram esta festa pagã que era por volta de 25 de dezembro e cristianizaram e comemoraram o nascimento de Jesus nesta data pela primeira vez no ano 354.

O nome de Papai Noel, veio da França com a tradução de Pére Noël.

A imagem do velhinho barrigudo e de barba branca surgiu com o desenhista alemão Thomas Nast, no final do século XIX, e, ao longo dos anos foi melhorando seu desenho até chegar na imagem com barba branca e barriga protuberante, na época usava um cachimbo, que foi retirado na imagem que o popularizou na campanha publicitária da Coca – Cola.

Em 1931, Haddon Sundblon, foi contratado pela Coca-Cola e bolou o padrão vermelho das vestimentas e através de várias campanhas publicitárias da marca, acabaram instituindo o padrão que se popularizou no mundo.

Embora seja a data que se comemora o nascimento do menino “Jesus” na crença cristã, o Natal ficou mais vinculada a troca de presentes e festividades, a data é um tema controverso e questionado por muitos historiadores.

Fontes:  Historiadomundo / Veja / Semprefamilia/ Mundoestranho/ Terra

Sólida experiência no segmento têxtil e automotivo, nas linhas de fios, peças, tecidos e aço, atuando há 8 anos na área de compras com vivência em empresas de médio e grande porte.

Canal Perguntas no YouTube

Anúncios

RECEBA NOVIDADES

Facebook